Pe. Rubens jan 25, 2022

“Tudo pelo Reino”: Monsenhor Luiz Carlos é velado e sepultado em Dobrada-SP

Por Sidney Prado  – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Foi realizada no final desta tarde de terça-feira, 25, na Paróquia São Francisco de Paula na cidade de Dobrada -SP, a missa exequial do Monsenhor Luiz Carlos Gonçalves.

A missa de corpo presente foi presidida por Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos. “Ele viveu 78 anos e 53 anos de vida sacerdotal. Um homem de muita alegria e esperança. Uma vida doada, uma vida que se doou na missão, na evangelização e na santificação através da celebração da Eucaristia e dos sacramentos”, declarou Dom Eduardo.

Obedecendo todos os protocolos sanitários, a paróquia de origem do Padre Luiz ficou lotada de fiéis, amigos,  familiares e autoridades que prestaram as últimas homenagens ao religioso.

Ao término da celebração Padre Osvaldo Gonçalves, em nome do presbitério prestou homenagens ao Mons. Luis Carlos.

Dom Eduardo Malaspina realizou a oração exequial do Monsenhor Luiz Carlos, na sequência o féretro seguiu para o Cemitério Municipal de Dobrada, sendo sepultado junto de seus familiares.

SOBRE MONSENHOR LUIZ CARLOS GONÇALVES

Monsenhor Luiz Carlos nasceu em 01 de maio de 1942, na Fazenda Santa Elisa, na época, distrito de Dobrada, município de Matão (SP). Terceiro filho do casal Vergílio Teixeira Gonçalves e Felicidade Basso Gonçalves, o Sacerdote tinha três irmãs: Antônia (falecida), Odila e Maria Teresa.

A vocação para seguir a vida religiosa surgiu na infância. Ingressou no Seminário Central de Filosofia, em Aparecida de 1962 a 1964, e fez Teologia de 1965 a 1968 no Seminário Central de São Paulo.

Padre Luiz Carlos foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1968 pelas mãos de Dom José de Aquino Pereira, o religioso era Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP e Licenciado em Filosofia pela Organização de Ensino de Mogi das Cruzes.

ATUAÇÕES NA DIOCESE E NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Como sacerdote foi Vigário Auxiliar da Paróquia Santo Antonio assumindo posteriormente o oficio de pároco desta mesma comunidade paroquial em Araraquara. Em 2007 assumiu como Pároco da Catedral de São Carlos e exerceu a função de Vigário Geral da Diocese. No ano de 2009 Padre Luiz Carlos assumiu a Paróquia São Sebastião em Itajú, a Paróquia Nossa Senhora do Vale em Araraquara e foi Administrador Paroquial Paróquia São José em Matão. Em 2013 exerceu a função de vigário Episcopal da Região Episcopal 06.

Em 2010 assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Américo Brasiliense, ficando até o ano de 2017 ocasião em que enviou uma carta ao então Bispo Diocesano – Dom Paulo Cezar Costa, pedindo sua aposentadoria. Desde então seguiu como pároco emérito da referida comunidade paroquial.

Monsenhor Luiz Carlos, foi professor na Rede de Ensino Público do Estado de São Paulo: como professor contratado de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil, História, Geografia e Psicologia, de 1970 a 1985. Concursado e aprovado em Filosofia e Sociologia e efetivo em Filosofia de 1986 a 2002, tendo lecionado em São Paulo, Capital (Agua Rasa, zona leste) Jaboticabal (no Estadão) e Araraquara no EEBA. Aposentou-se em 2002.