Dinamismo pastoral presente na Diocese de São Carlos
Por Padre Rubens Jr. Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos
Neste dia 20 de outubro, ocasião em que a Igreja Particular de São Carlos recebe a notícia da nomeação de seu novo pastor diocesano, o setor de comunicação e imprensa oferece uma breve apresentação sobre as realidades presentes na Diocese.
Plano Diocesano de Pastoral
A Diocese de São Carlos tem seu plano de pastoral fundamentado nos pilares propostos pela Ação Evangelizadora da CNBB. De forma sinodal, todo povo foi convidado a participar da elaboração do plano que no biênio 2021-2022 que elegeu como prioridades os pilares do pão, da palavra, da missão e da caridade.
O plano pastoral diocesano foi pensado cuidadosamente, valorizando a presença de realidades urbanas e rurais, levando em conta a particularidade de cada região da diocese.
Segundo o coordenador diocesano de pastoral, Padre Marcelo Aparecido de Souza, com o advento da Pandemia do Covid-19, algumas realidades do Plano precisaram ser adaptadas, como por exemplo o Ano da Palavra que foi realizado de maneira remota pela coordenação diocesana de catequese.
Formação Presbiteral
A Diocese de São Carlos é destaque por seu grande número de padres e por ter sempre grande número de seminaristas. Isso é fruto de uma Pastoral Vocacional atuante nas paróquias, nos quatro Vicariatos. Hoje a Diocese conta com três casas de formação: Propedêutico (Brotas), Filosofia (São Carlos) e Teologia (Campinas). Além disso, a Diocese conta com o Itinerário de Formação dos futuros presbíteros, elaborado durante o governo de Dom Paulo Cezar Costa, que norteia todos os trabalhos dos seminários. Desde que o jovem é admitido ao Seminário – após um período de acompanhamento na paróquia de origem do candidato e pela Pastoral Vocacional Diocesana, além da participação nos encontros vocacionais e estágio – passam a ser trabalhadas dimensões da formação (humano/afetiva, espiritual, pastoral/missionária e intelectual), como nos pedem as orientações da Igreja e da CNBB. O jovem deve apresentar qualidades suficientemente satisfatórias nestas dimensões e, para isso, é acompanhado comunitária e individualmente ao longo do processo formativo que pode levar, no mínimo, oito anos.
“A Diocese de São Carlos não mede esforços para possibilitar o desenvolvimento e a formação de nossos seminaristas, até porque acredita que essa premissa é verdadeira: se queremos bons padres atuando positivamente pelo povo de Deus, pelo bem de nossas paróquias, pelo dinamismo da Diocese, amanhã, é necessário formar bem para se ter bons padres. Essa é a ideia da equipe formativa da Diocese, em comunhão com os bispos que tivemos, com a Igreja no Brasil e em sintonia com as orientações do Papa Francisco”, afirma o Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Sandro de Souza Portela.
Ainda segundo o reitor, a equipe formativa da Diocese acredita no potencial dos jovens e percebe nitidamente a vocação despertada como fruto de uma boa inserção na vida das comunidades. Atualmente a Diocese de São Carlos conta com seis diáconos transitórios ordenados no início de 2021 e que aguardam a ordenação presbiteral.
Formação para leigos
Escola de Formação de Agentes de Pastoral de São Carlos
A Escola de Formação de Agentes de Pastoral (EFAP) é um grupo de cristãos, padres, diáconos, professores, assessores, equipes de serviços, leigos, que buscam estudar, refletir, rezar, conhecer, trocar experiências para melhor servir a Igreja em sua caminhada de fé e nas comunidades paroquiais respondendo aos desafios presentes em nossa sociedade. Em resposta aos apelos dos diocesanos reunidos na 8º Assembleia Diocesana em 1992, foi criada a Escola de Formação de Agentes de Pastoral. Com o objetivo de proporcionar uma formação teológica através de uma reflexão sistemática e atualizada, a escola busca também propor a reflexão sobre questões básicas da fé nas Igrejas Cristas, proporcionando o aprofundamento teológico e a capacitação metodológica, catequética e pastoral, além de atender aos anseios da comunidade frente aos desafios teológicos e pastorais da sociedade atual.
Escola Diocesana de Teologia São Carlos Borromeu
Durante os preparativos para a XXV Assembleia Diocesana de Pastoral, a partir de consultas realizadas nas paróquias, foi criada a Escola Diocesana de Teologia (EDit) São Carlos Borromeu. A formação deve levar o leigo/leiga a cumprir a missão de Cristo e da Igreja, exige sólida instrução na doutrina teológica, ética, filosófica e formação espiritual, segundo a idade, condição e talento de cada qual. A formação não pode manter-se somente na instrução teórica, mas deve levar a aprender a ver, julgar e agir em todas as coisas sob a luz da fé.
Já há muito tempo existem nas diversas regiões da Diocese escolas de formação de leigos e leigas, de cunho catequético, bíblico e/ou pastoral. Porém, percebeu-se a necessidade de uma escola que pudesse trazer uma carga horária que permitisse um maior aprofundamento e rigor na reflexão bíblico-teológica. Para tanto, a Escola foi criada com sede em Araraquara, no ano de 2018, que fica numa região central da Diocese, e já em 2019 foi aberta uma “filial” em Jaú-SP.
A proposta não é apenas promover cursos, mas junto com equipe de coordenação, professores e alunos fazer acontecer o aprofundamento das dimensões comunitária, espiritual, intelectual, e pastoral-missionária: A Escola Diocesana de Teologia (EDiT) tem por objetivo promover as outras três etapas: o aprofundamento do discipulado com o Curso de Teologia e os minicursos, a espiritualidade comunitária com os minicursos e retiros, e a missão como resultado prático das atividades promovidas pela EDiT.
Dimensão Social – Cáritas
A crise Pandêmica apontou e mostrou o que sempre a Igreja Católica, perita em Humanidade, trabalhou e trabalha para que a dignidade humana prevaleça na sua integridade; em nossa Diocese de São Carlos, em Parceria com o SEBRAE, tem buscado a valorização e capacitação dos possíveis empreendedores (as), que surgiram diante das necessidades neste tempo tão adverso a tudo; estamos enquanto Caritas Diocesana, nos estruturando para que todas as Paróquias de nossa Diocese possam ter Caritas Paroquiais, que é um desejo do Santo Padre Francisco.
Muitas de nossas comunidades paroquiais, neste tempo difícil, abriram suas portas para o acolhimento das pessoas em situação de rua. Lá os irmãos mais necessitados são acolhidos, higienizados, alimentados, tratados.
Além disso, desde o início da Pandemia em nosso País, a CNBB, nos seus pronunciamentos e posições, orientou as Igrejas Particulares como agirem durante este tampo difícil. Os Diocesanos participaram ativamente ao chamado à participarem das doações e dos bazares feitos para ajuda aos mais vulneráveis. As respostas foram sempre à altura das dificuldades enfrentadas.
O Tribunal Eclesiástico
Instalado na Diocese de São Carlos em 04 de outubro de 2016, por Dom Paulo Cezar Costa, o Tribunal Eclesiástico, de acordo com o Código de Direito Canônico (CDC), é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica e direciona os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da vida da Igreja.
As Dioceses que possuem seus próprios Tribunais colaboram efetivamente na administração da Justiça Eclesiástica, não sendo apenas um órgão técnico, mas verdadeiramente uma pastoral. Desse modo, observa-se uma procura expressiva quanto ás questões de nulidade matrimonial em nossa diocese.
Com a instalação do Tribunal, a “justiça eclesiástica” se aproximou do povo católico de nossa Igreja particular.
A Comunicação
A Diocese de São Carlos conta com um setor voltado para a Comunicação e Imprensa, responsável por propagar a Boa Notícia e os Atos do Governo Diocesano por meios interativos e eficazes de difusão da informação. A Diocese de São Carlos conta com o portal diocesedesaocarlos.org.br, Redes Sociais, Canal no YouTube e Rádio SDS FM.
Atualmente o Setor de Comunicação e imprensa tem desenvolvido um trabalho conjunto com as Pastorais de Comunicação visando fazer do Portal da Diocese não apenas um espaço institucional, mas, também, um espaço de visibilidade aos trabalhos e ações evangelizadoras realizadas em nossa Igreja Particular.
Implantado oficialmente no ano de 2017 o Setor de Comunicação passou por várias fases até se constituir como o conhecemos hoje. No início os trabalhos eram focados na assessoria de imprensa e produção da Revista Unidade, revista da Diocese de São Carlos. Com o término da revista nosso Setor passou a potencializar o Portal Diocesano para fazê-lo uma referência para os fiéis como fonte segura de informação oficial sobre a Diocese e o que nela acontece.
Além disso, a Diocese conta com a Rádio SDS FM, criada em 2006 e tornada oficialmente diocesana em 2018. Com sede em Dourado-SP, a Rádio conta com estúdios na Cúria Diocesana.
Conservação e manutenção dos bens imóveis
A Diocese de São Carlos preocupa-se com a manutenção e conservação de seu patrimônio histórico. Uma das maiores obras de restauração e conservação do patrimônio foi a revitalização realizada no Centro Administrativo da Cúria Diocesana de São Carlos. No passado o local abrigou o Seminário Menor Diocesano e mais recentemente o Centro Diocesano de Pastoral. No Centro Administrativo da Cúria Diocesana funcionam hoje os departamentos administrativo, comunicação e imprensa, jurídico, pessoal, financeiro, contabilidade, chancelaria, Tribunal Eclesiástico, Arquivo Diocesano e a Rádio SDS FM. Além disso, o espaço abrigará futuramente o Museu Diocesano.