Pe. Rubens jul 2, 2021

Marcus Paulo aborda os aspectos fundamentais do Itinerário Formativo na obra Emílio de Jean Jacques Rousseau

Marcus Paulo aborda os aspectos fundamentais do Itinerário Formativo na obra Emílio de Jean Jacques Rousseau

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Encerrando a Semana de Pesquisa 2021 do Infista, o Seminarista Marcus Paulo Silva Soares, apresentou o seu trabalho de conclusão de curso nesta sexta- feira (02). Seu projeto abordou os aspectos fundamentais do itinerário formativo proposto por Jean Jacques Rousseau, em sua obra Emílio ou Da educação.

A sua realização teve como metodologia a revisão bibliográfica, utilizando artigos científicos, teses, dissertações e livros, os quais abarcam assuntos relacionados ao tema: “Rousseau propõe um modelo educacional revolucionário, que apresenta diretrizes para os pais, educadores, educando e os que lidam com este”, enfatiza Marcus.

O seminarista enfatizou que este modelo educacional do autor tem como centralidade o olhar voltado para a criança, buscando valorizá-la em meio a uma época em que isso não acontecia: “Jean depositou neste período a possibilidade de uma boa formação por meio da educação, tendo em conta que nessa fase as crianças se encontravam puras e mais próximas do seu estado de natureza”, disse.

Rossueau propõe um itinerário formativo que visa a conservação do estado de natureza do homem, de modo que esse se forme visando o seu papel de cidadão pertencente a sociedade proposta pelo novo contrato social.

Marcus Paulo, segue seu itinerário formativo a partir de 2022 em Teologia, ele contou com a orientação do Professor Doutor Padre Márcio Coelho e Arguidor o Professor Mestre Padre Marcelo Aparecido Souza.

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