Trindade e Eucaristia: mistério de comunhão que Deus partilha conosco
Dom Luiz Demétrio Valentini
Bispo Emérito de Jales.
Celebrado o domingo da Santíssima Trindade, na primeira quinta-feira que tem pela frente, a Igreja celebra o dia de Corpus Christi.
A própria sequência do ano litúrgico nos ajuda a perceber a riqueza e a harmonia dos mistérios revelados. Particularmente nesta época do ano, a Igreja vai fazendo sucessivas sínteses práticas da própria fé.
Com o Pentecostes, reconhece a plenitude da revelação divina, que conclui a manifestação do seu mistério com o envio do seu Espírito.
Com o domingo da Trindade, a Igreja acolhe esta plenitude na profissão do mistério de comunhão existente em Deus. E logo em seguida, com a festa da Eucaristia, a Igreja reconhece este mesmo mistério de Deus que se faz presente na dinâmica de sua doação que continua através dos sacramentos de Cristo.
Assim, fica ressaltada, de um lado, a continuidade do mesmo mistério de Deus, que se revela progressivamente. Por outro lado, se manifesta a riqueza deste mistério, que se comunica a nós na medida em que se revela, para que dele participemos.
“Um dos melhores caminhos de acesso para contemplarmos o mistério da Eucaristia é perceber a harmonia que existe entre o mistério íntimo da comunhão divina com o mistério da comunhão que a eucaristia realiza e faz acontecer”.
A revelação da Trindade nos permite intuir a profunda comunhão que existe em Deus, manifestada na unidade perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo, unidade que o próprio Cristo testemunhou com tanta frequência no seu Evangelho.
Pois bem, um dos melhores caminhos de acesso para contemplarmos o mistério da Eucaristia é perceber a harmonia que existe entre o mistério íntimo da comunhão divina com o mistério da comunhão que a eucaristia realiza e faz acontecer. A comunhão existente em Deus, Cristo a comunica com a comunhão que ele estabelece, oferecendo-se ao Pai como hóstia e dando-se aos irmãos como pão enviado pelo Pai, que nos comunica sua própria vida.
Trindade e Eucaristia, o mesmo mistério de comunhão, que Deus partilha conosco.
Imagem: Divulgação