Padre Fabricio fala sobre o Ministério de Catequista instituído pelo Papa Francisco
Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos
O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco nesta terça-feira, 11. A decisão foi divulgada através do Motu proprio “Antiquum ministerium”. O documento foi assinado nesta segunda-feira, 10, memória litúrgica de São João de Ávila. O santo presbítero é doutor da Igreja.
Através do documento, o Papa Francisco, estabelecerá formalmente o ministério de catequista, desenvolvendo a dimensão evangelizadora dos leigos desejada pelo Concílio Vaticano II. Um papel ao qual, disse o Papa Francisco em vídeo-mensagem, que cabe a responsabilidade do “primeiro anúncio”.
O jornalista Sidney Prado, entrevistou o Assessor Diocesano da Catequese, Padre Fabricio Rodrigues sobre a importância da ação do Papa e o seu significado, na edição desta terça- feira no programa Revista SDS na Rádio Diocesana – SDS FM 93.3.
Padre podemos enfatizar que toda a história da evangelização destes dois milénios manifesta, com grande evidência, como foi eficaz a missão dos catequistas?
A par do rico ensinamento conciliar, é preciso referir o interesse constante dos Sumos Pontífices, do Sínodo dos Bispos, das Conferências Episcopais e dos vários Pastores, que, no decorrer destas décadas, imprimiram uma notável renovação à catequese?
O que o Documento significa em termos pastorais?
Em nossa Diocese de São Carlos os catequistas participam constantemente de formações?
Padre Fabricio, destacou o que muda com a implantação do ministério do catequista:
O que se vislumbra com esse Motu Proprio?
Qual é a importância e o que esse documento significa para o serviço catequético?
Padre Fabricio, agradeceu o empenho, zelo e dedicação dos catequistas em nossa diocese de forma especial neste tempo de pandemia: