Pe. Rubens mar 15, 2021

DOM EDUARDO MALASPINA PRESIDE SACRAMENTO DA CRISMA NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS

Com informações e fotos: Marisa Picchi Toledo – PasCom Paróquia Senhor Bom Jesus-Matão – Vicariato Senhor Bom Jesus

Na sexta dia 12 de Março, a Paróquia Senhor Bom Jesus em Matão, dentro das determinações exigidas pela Vigilância Sanitária devido a Pandemia do Covid-19, recebeu nosso administrador Diocesano Dom Eduardo Malaspina, para a celebração do sacramento da confirmação na fé – o Crisma em 29 Jovens. A Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco Padre Jorge Nahra, e contou também com a presença do Diácono permanente Wlademir Liossi.

Em sua homília Dom Eduardo lembrou a todos que Jesus vai na raiz da fé, naquilo que é essencial na vida, ele não apela aos 10 mandamentos, ele vai na atitude central da experiência religiosa judaica, a primeira palavra é “Escuta, Israel! Amarás o Senhor teu Deus”, Jesus não começa pelo 6º mandamento, nem pelo 9º, nem pelo 7º, não, Jesus entende muito bem quando a religião vai se acumulando de normas, costumes e ritos, é fácil viver disperso, é fácil não querer saber de seguir porque é muito pesado.

E dirigindo-se aos crismandos disse: Todos nós podemos dar o nosso melhor, você adolescente, jovem, podem fazer todo esforço para dar o melhor, não há outra experiência melhor do que amar e ser amado, escutem a voz do Senhor, só a partir desta escuta se pode falar do amor a Deus, não te feches, não faça da tua vida uma clausura, onde só escuta a tua voz, do teu mundo, do teu computador, do teu celular… o Universo está acontecendo e você não está escutando, é necessário mantermos um coração receptivo frente a palavra de Deus, que é o sentido que brota de toda vida, de todo mandamento. O mandamento maior é o amor, quem tem vida interior, consegue amar melhor, tire os seus excessos, tire o ódio, rancor, raiva, ressentimentos, estar mais leve possível, amando do que julgando, fazendo isso você consegue ficar em paz. Santo Agostinho a respeito do amor vai dizer: “Palavra grande, realidade maior”, amar é fazer tudo com o coração, só conseguimos fazer com o coração, quando a gente alimenta no espírito, porque amor é fruto do Espírito.

Concluindo disse, quem é fortalecido pelo Espírito, pelo sacramento da Crisma, faz do espaço onde vive um lugar santo, o amor é aquele que nos diz sim, sim a vida, sim ao compromisso, sim a compaixão.

Clique aqui e confira as fotos: