Pe. Rubens fev 11, 2021

Diocese lança Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Por Sidney Prado | Fotos: Padre Robson Caramano

Aconteceu na noite desta quarta-feira (10) o lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (CFE). O evento foi fechado sem a presença do público, os fiéis puderam acompanhar pelas redes oficias da Diocese de São Carlos.

A reflexão proposta pela campanha deste ano para o período quaresmal de 2021  nos ajuda, por meio do tema escolhido – “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” – e do lema – “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a) – a sinalizar que o diálogo é o nosso melhor testemunho.

Dom Eduardo Malaspina, em sua fala, destacou que a fé nos lembra de que Cristo é nossa Paz e nos anima a prosseguir pelo caminho da unidade na diversidade: “Com ela afirmamos que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido. A escolha por testemunhar a fé vivida em diversidade desafia-nos a realizar a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”, enfatizou.

Padre Márcio Coelho, coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocese ao destacar o texto base da CFE afirmou que a temática tem como objetivo geral convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade.

“É preciso compromisso com a construção de uma sociedade que seja capaz de dialogar superando assim as polarizações que adiam a “cultura do encontro” e o desejo de Cristo de que todos sejamos um (Jo 17,21). Cultura capaz de iniciar processos de vida nova a partir de um coração que se converte e, como tal, jamais deixará de dialogar, viver a fraternidade e, em conjunto, trabalhar em favor da justiça e pela paz”, reforça Padre Márcio.

O evento foi realizado no auditório da Cúria Diocesana e contou com a presença de Dom Eduardo (Administrador Diocesano), Pe. Marcelo Aparecido de Souza (Coordenador Diocesano de Pastoral) Pe. Rene (Assessor Diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso); Padre Marcio Coelho (Assessor da CF); Tânia Lopes Castilho (Equipe Diocesana da CF) / e dos Coordenadores da CF nos Vicariatos: Diácono Carlos Pavan.

Dom Eduardo Malaspina deixa uma mensagem final de inspiração para bem vivermos este periodo quaresmal:

Confira algumas fotos:

Lançamento CFE -2021

Confira como foi o lançamento: