Pe. Rubens jan 18, 2021

Conheça os futuros diáconos transitórios da diocese que serão ordenados em janeiro e fevereiro

Conheça os futuros diáconos transitórios da diocese que serão ordenados em janeiro e fevereiro

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Nos dias 22,23 e 30 de janeiro, e dia 11 de fevereiro, à Diocese de São Carlos, vai ganhar cinco novos diáconos transitórios. Futuramente os Diáconos serão ordenados presbíteros e incorporados no presbitério diocesano.

As ordenações serão transmitidas na página oficial da Diocese de São Carlos, e ao vivo, pela nossa Rádio Diocesana pelos 93,3 FM da SDS, no www.radiosds.comb.br e  aplicativo SDS FM.

Confira as datas:

Dia 22 de janeiro às 19h30 na Matriz São Bento, ordenação dos seminaristas Kenny Erik e Ueriques Santos

Dia 23 de janeiro às 10h, na paróquia Santo Antônio em São Carlos ordenação do Seminarista Cassiano Vogel Parizotto

Dia 30 de janeiro às 10h na Paróquia São João Evangelista ordenação do Seminarista Robinson Aparecido Dorta Mangaba,

Dia 11 de fevereiro às 19h30 na Paróquia São Benedito, ordenação do Seminarista Renato Siviero

O que é diaconato?

Existem dois tipos de diáconos: os transitórios e os permanentes.

O diácono transitório é aquele que recebe o sacramento da ordem no grau do diaconato para depois receber o segundo grau e torna-se presbítero (padre), conforme o costume da Igreja. Já o diaconato permanente não visa a aspiração ao segundo grau da ordem.

Conheça os futuros Diáconos Transitório por ordem da data de ordenação:

Seminarista Kenny Erik

Será  ordenado diácono no dia 22 de Janeiro de 2021 às 19h30, na Paróquia São Bento, em Araraquara.

Tem 26 anos, natural do Rio de Janeiro, RJ. Filho de Paulo Roberto da Silva Desidério e Marli Quinhones Araújo Desidério. Irmão de Kim Hanney Araújo Desidério.

Foi batizado na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, capelania militar da Base Aérea de Santa Cruz no dia 29 de outubro de 1994. Desde muito novo sentiu o chamado para ser padre. ingressou na vida da Paróquia Santa Edwiges e São Pedro onde fez sua primeira comunhão e começou a viver a vida comunitária.

Foi integrante da pastoral da música, catequese, crisma, leitor, PASCOM, missionário dentro e fora do território paroquial junto ao MISEVI (missionários vicentinos), entre outras atividades da vida paroquial. Nessa paróquia a sua vocação foi trabalhada junto ao seu pároco Geraldo Marques e todo o povo de Deus.

Ingressou no GVA (Grupo Vocacional Arquidiocesano) em 2011 fazendo os encontros dominicais de discernimento. Foi crismado dia 26 de Junho deste mesmo ano, momento forte, que deu mais certeza ao “sim” que desejava dar para o seu chamado.

Sendo aceito para ingressar no Seminário Arquidiocesano propedêutico Rainha dos Apóstolos no dia 20 de novembro de 2011, solenidade de Cristo Rei do Universo. No dia 22 de fevereiro iniciou a sua formação neste seminário. No final de 2012 foi aprovado o seu ingresso no Seminário Arquidiocesano de São José. Em 2013 iniciou sua primeira graduação, em Filosofia, na PUC-Rio, tendo concluído a mesma em 2016. Em 2017 veio para a Diocese de São Carlos e ingressou no Seminário de Teologia São Carlos Borromeu e na PUC-Campinas para cursar a segunda graduação concluindo a mesma em 2020.

Atuou pastoralmente na Paróquia São Benedito (Rio de Janeiro) em 2012, Paróquia Sangue de Cristo (Rio de Janeiro) em 2013, na paróquia Santa Rita (Rio de Janeiro) em 2014 – 2016, Paróquia São Nicolau de Flue (São Carlos) em 2017, Paróquia São Bento (Araraquara) em 2018 -2019 e na Paróquia São Judas (Araraquara) 2020.

Escolheu como lema de ordenação diaconal “Sei em quem acreditei.” (II Tm 1, 12).

 

Seminarista Ueriques Santos

Será ordenado diácono no dia 22 de janeiro de 2020 às 19h30, na paróquia São Bento, em Araraquara. 

Tem 25 anos, natural de Itiúba, BA. Filiação: José Ribeiro dos Santos e Girlene Fernandes de Oliveira (in memoriam).
Irmãos: Gilmar Fernandes de Oliveira, Jailza Fernandes de Oliveira, Joseildes de Oliveira Santos, Giolanda de Oliveira Santos e Marlon Fernando Lima dos Santos de Oliveira.
Recebeu o chamado à vocação aos 14 anos, no retiro de carnaval de sua cidade, Américo Brasiliense. Desde então sempre atuou no meio dos jovens, principalmente no grupo de jovens Nova Aliança.
Atualmente pertence a paróquia São Francisco de Assis, de Américo Brasiliense. Lá se engajou no serviço do altar como coroinha, assim como ajudou por um tempo na catequese, assim como ajudou em diversos eventos e momentos de espiritualidade, retiros e etc. Nessa comunidade pôde crescer na fé e cada vez discernir o chamado de Deus em sua vida.
Ingressou no seminário no ano de 2012 no Seminário Menor e Propedêutico Santo Cura D’Ars na cidade de Araraquara, onde cursou o segundo e terceiro anos do Ensino Médio no Externato Santa Terezinha, permanecendo lá até 2013.
No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou a Filosofia, ficando até 2016. É licenciado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano.
Iniciou seus estudos teológicos em 2017, cursando a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esteve ali até 2020, onde concluiu o período formativo do seminário.
Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, pastorais sociais, além de formações e encontros de espiritualidade.
Atuou pastoralmente nas paróquias: Santa Ângela de Mérici (Araraquara, 2012-2013), Catedral (São Carlos, 2014), Nossa Senhora de Guadalupe (São Carlos, 2015), São Nicolau (São Carlos, 2016), Santa Teresinha do Menino Jesus (Jaú, 2017), Divino Espírito Santo (Matão, 2018), São Luiz Gonzaga (Rincão, 2019) e Nossa Senhora Aparecida (Bariri, 2020).
Escolheu como lema de ordenação diaconal “Tudo é dele, por ele, e para ele” (Rm 11,36).

Seminarista Cassiano Vogel Parizotto

Será ordenado diácono no dia 23 de janeiro de 2021 às 10h, na paróquia Santo Antônio de Vila Prado, em São Carlos.

Tem 23 anos, natural de Cruz Alta, RS. Filiação: Adair José Parizotto e Maria de Lourdes Vogel Parizotto (in memoriam).

Irmãos: Paola Vogel Parizotto Godoy e Alexandre Parizotto.

Recebeu o chamado à vocação aos 12 anos, na sua paróquia de origem, até então, a paróquia Santa Teresinha, de Araraquara. Lá se engajou nos acólitos e na PasCom, assim como ajudou por um tempo na catequese, assim como ajudou em diversos eventos e momentos de espiritualidade. Nessa comunidade pôde crescer na fé e cada vez discernir o chamado de Deus em sua vida.

Ingressou no seminário no ano de 2011 no Seminário Menor e Propedêutico Santo Cura D’Ars na cidade de Araraquara, onde cursou o primeiro e segundo anos do Ensino Médio no Externato Santa Terezinha, permanecendo lá até 2012.

No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou a Filosofia, ficando até 2016. É licenciado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano.

Iniciou seus estudos teológicos em 2017, cursando a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esteve ali até 2020, onde concluiu o período formativo do seminário.

Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, pastorais sociais, além de formações e encontros de espiritualidade.

Atuou pastoralmente nas paróquias: Santa Ângela de Mérici (Araraquara, 2011-2012), Catedral (São Carlos, 2014), Santa Isabel (São Carlos, 2015), Santa Luzia (São Carlos, 2016), Sant’Ana e São Benedito (Trabiju, 2017), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (São Carlos, 2018), Santo Expedito (Matão, 2019-2020).

Escolheu como lema de ordenação diaconal “É preciso que Ele reine.” (I Cor 15,25a).

 

Seminarista Robinson Aparecido Dorta Mangaba,

Será ordenado diácono no dia 30 de janeiro de 2021 às 10h, na paróquia São João Evangelista, em Ibaté.

Tem 30 anos, natural da cidade de Catanduva, SP. Filiação: Aparecida da Conceição Dorta Mangaba (in memória) e Artur Mangaba (in memória).

Irmãos: Reginaldo Mangaba, Rosana Mangaba Santana, Roseli Mangaba Alves e Rosiris Mangaba Frigério.

Recebeu o chamado aos 17 anos, em sua Paróquia de origem, até então a Paróquia de São João Batista do Distrito de Roberto, onde iniciou o seu caminho vocacional, lá participou da vida da comunidade, nas pastorais de vicentinos, legião de Maria, liturgia.

Durante o ano 2010 ingressou estudos de Filosofia no centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto, até o ano de 2012.

No ano de 2016 ingressou no Seminário de São João Paulo II, onde continuou os estudos Filosóficos.

Iniciou seus estudos teológicos em 2017, cursando a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esteve ali até o não de 2020, onde concluiu o período formativo do seminário. Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como catequese, coroinhas, acólitos, além de formações e encontros de espiritualidade.

Atuou Pastoralmente nas paróquias: Paróquia Santa Edwiges (São Carlos, 2016), Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro ( Ibaté, 2017), Paróquia Catedral ( São Carlos, 2018), Paróquia Santo Antônio ( Araraquara, 2019), Paróquia São Francisco de Assis ( Araraquara, 2020).

Escolheu como lema de ordenação diaconal: “Que Ele cresça e eu diminua”. (Jo 3, 30).

Renato Siviero

Será ordenado diácono no dia 11 de fevereiro de 2021 às 19h30, na paróquia São Benedito, em São Carlos.

Tem 32 anos, natural de Bebedouro, SP. Filiação: Pedro Siviero (in memoriam) e Aparecida Seviero Siviero.

Irmãos: Donizete Aparecido Siviero, Rosinei Aparecida Siviero, Rosangela Aparecida Siviero e Denise Aparecida Siviero.

Recebeu o chamado à vocação aos 14 anos, na sua paróquia de origem, até então, a paróquia São Pedro Claver, de Bebedouro. Tal chamado foi se concretizando através das experiências realizadas no Grupo de Oração Santa Teresinha do Menino Jesus (RCC), porém, o discernimento de seu chamado demorou um pouco para acontecer. Aos 17 anos iniciou o curso de Ciências Biológicas, e posteriormente com o termino da graduação, atuou como instrutor de trilha ambiental no projeto Mata Viva, coordenador da exposição Homem x Natureza, atuou também como professor de Ciência e Biologia durante 9 anos, mas, foi na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Bebedouro, que pôde crescer na fé e cada vez discernir o chamado de Deus em sua vida. Iniciou seu processo de discernimento no ano de 2012, realizando um processo de 3 anos de preparação para o ingresso no seminário.

Ingressou no seminário no ano de 2015 no Seminário Propedêutico Santo Antônio de Sant’Anna Galvão na cidade de Jaboticabal, onde cursou propedêutico.

No ano de 2016 ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou a Filosofia. É licenciado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano.

Iniciou seus estudos teológicos em 2017, cursando a Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esteve ali até 2020, onde concluiu o período formativo do seminário.

Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, pastorais sociais, além de formações e encontros de espiritualidade.

Atuou pastoralmente nas paróquias: São João Batista (São Carlos, 2016), São João Batista (Araraquara, 2017), São Benedito (Itápolis, 2018), São Francisco de Assis (Araraquara, 2019), Santa Edwiges (São Carlos, 2020).

Escolheu como lema de ordenação diaconal “Senhor, chamastes-me. Aqui estou!” (I Sm 3,4)

 

 

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.