Pe. Rubens dez 14, 2020

Reunião do Colégio de Consultores

Com informações do Padre Sandro de Souza Portela – Membro do Colégio de Consultores

Na manhã desta segunda-feira, 14, memória de São João da Cruz, nas dependências da Catedral de São Carlos Borromeu, em uma de suas salas, o Colégio de Consultores de nossa Diocese se reuniu para a realização da votação e escolha do novo Administrador Diocesano.

A referida reunião havia sido convocada por Dom Eduardo, Bispo Auxiliar, no último sábado, após a Vacância de nossa Diocese, quando se deu a posse de Dom Paulo Cezar como Arcebispo de Brasília, na manhã do último sábado, 12.

Todos os membros do Colégio de Consultores estavam presentes: Cônego Luís Celso Biffi (o decano), Padre João Innocencio (notário), Padre Marcos Guidelli, Padre Antônio Aparecido de Marcos Filho, Padre Marcelo Aparecido de Souza, Padre Armando Bernardinelli e Padre Sandro de Souza Portela.

A reunião foi presidida pelo Decano, Con Biffi, e após a oração da Liturgia das Horas e invocando a presença do Espírito Santo, os membros do Colégio refletiram sobre as funções do Colégio de Consultores nesse período de Vacância bem como do Administrador Diocesano.

Tendo sanadas todas as dúvidas e feitos os esclarecimentos acerca do processo de votação, deu-se início a votação, de forma secreta.

Dois padres foram nomeados pelo Decano para o escrutínio. Após aferir o resultado, Dom Eduardo Malaspina foi noemado para tal nobre função em nossa Diocese.

Tão logo encerrada a votação, Dom Eduardo foi comunicado da decisão do Colégio e se dirigiu à sala de reuniões para agradecer a confiança e também pedir ao Colégio de Consultores para que o auxilie na sua função que agora se inicia.

Após a leitura da ata de nomeação e a assinatura do Administrador Diocesano e dos demais membros do Colégio, foi aclamado por todos.

Na sequência, Dom Eduardo presidiu a Santa Missa, na Catedral, na qual foi apresentado aos padres presentes e ao povo de Deus, nosso novo Administrador Diocesano, que, na ocasião, fez seu juramento de fidelidade e também professou publicamente sua fé.

O Decano, Con Biffi, em nome do Colégio, dirigiu algumas palavras e o saudou, colocando a todos a serviço da nossa Igreja Particular.