Pe. Rubens out 26, 2020

VICARIATO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO DISCUTE PLANO DIOCESANO DE PASTORAL

Com informações do Padre Márcio André Massola Gaido – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

O Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio realizou, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jaú, na noite de sexta-feira (23) a sua Assembleia relativa ao Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023.

Os participantes do evento, que contou com a presença de nosso Administrador Diocesano Dom Paulo Cezar Costa, de seu bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina e diversos padres, diáconos permanentes, religiosas, seminaristas e leigos e leigas de diversas cidades que compõem o Vicariato, foram recepcionados pelo pároco local e coordenador do respectivo Vicariato, Pe. Márcio André Massola Gaido, que lhes concedeu as boas-vindas. Logo após, Pe Marcelo Aparecido Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, conduziu uma oração inicial que marcou o início da assembleia.

Em seguida, Dom Paulo Cezar tomou a palavra para sua saudação e, dentre outras coisas, citou a importância da elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, nesses 112 anos de história de nossa Diocese, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, a partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora, em comunhão e unidade ao Papa Francisco, e com os documentos da Igreja, ressaltando a importância da comunicação em um mundo cada vez mais urbano: “Hoje as pessoas do campo têm acesso rápido e facilitado às informações. É um mundo que a cada dia se torna mais urbano, com a presença da informação em praticamente todos os lugares. A missão da igreja é evangelizar em todos os momentos e realidades diversas, lembrado que a Igreja é essencialmente missionária” concluiu.

Durante o encontro na cidade de Jaú todos os presentes puderam se situar a cerca do Plano Diocesano de Pastoral referente ao período 2020-2023 da Diocese de São Carlos.

Após explicações do Pe. Marcelo Souza, os participantes puderam participar com sua opinião sobre as Urgências e Prioridades do Plano, tendo a figura da Casa como lugar de vivencia e testemunha do Evangelho, sustentada pelos pilares: Pilar da Palavra, Pilar do Pão e Pilar da Caridade. A Missão perpassando todos os três pilares de maneira intrínseca, inseparável e insubstituível.

Agilizando o processo de votação e de maneira inovadora, a participação foi realizada de maneira totalmente digital, por meio de votação pelo celular, com o questionário sendo respondido diretamente pelo smartphone.

Depois das outras votações nos demais Vicariatos de nossa Diocese, será então composto o Plano Diocesano de Pastoral para o próximo triênio.

Com orações pedindo a intercessão de nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, assembleia se findou com uma bênção de nosso Administrador Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa.