Pe. Rubens set 28, 2020

No mês de outubro Diocese de São Carlos ganha seis novos sacerdotes

No mês de outubro Diocese de São Carlos ganha seis novos sacerdotes

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Em outubro, seis diáconos transitórios serão ordenados presbíteros pela imposição das mãos do Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa.

As ordenações acontecem sempre às 19h30 e, devido a pandemia, estarão presente nas celebrações apenas os familiares dos ordinandos: os fiéis são convidados a acompanhar esses atos através da Live na Página Oficial da Diocese, no Facebook.

Confira as datas:

01/ 10 (Quinta – feira) – FABRÍCIO RODRIGUES DOS SANTOS e MATHEUS CARRARA SANTIAGO

Local: Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão

02/ 10 (Sexta – feira) – DANIEL LAVANDOSKI BENTO e EVERTON LUIS LUCHESI

Local: Catedral de São Carlos Borromeu em São Carlos

03/10 (Sábado) – Caio Renato Rodrigues e Julio César de Oliveira

Local: Paróquia Senhor Bom Jesus em Ibitinga

 

Conheça os futuros sacerdotes:

Caio Renato Rodrigues

Tem 25 anos, natural de Ibitinga, SP. Filiação: Waldomiro Rodrigues e Maria Luísa Pacola Rodrigues.

Irmão: Fernando Rodrigues.

Batizado pelo então diácono e agora padre Lorival Antônio de Moraes no dia 18 de Setembro de 1994, na matriz do Senhor Bom Jesus em Ibitinga SP.

Desde criança sempre quis ser padre. Em sua paroquia de origem  (paróquia Imaculada Conceição em Ibitinga) sempre ajudou nos trabalhos relativos a catequese. Foi catequista da primeira eucaristia e da crisma.

Ingressou no seminário no ano de 2011 no Seminário Menor e Propedêutico Santo Cura D’Ars na cidade de Araraquara, onde terminou o terceiro ano do Ensino Médio no externato Santa Terezinha e fez o propedêutico (2012).

No ano de 2013 ingressou no Seminário Maior São João Paulo II, onde cursou a filosofia. É licenciado em Filosofia pelo Centro Educacional Claretiano.

Iniciou seus estudos teológicos no ano 2016, cursando a teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Foi ordenado diácono no dia 16 de fevereiro de 2020, na paróquia Imaculada Conceição em Ibitinga.

Escolheu como lema de ordenação diaconal “Congregou-nos num só corpo” (Jo 11, 52).

Durante o período de formação atuou nas mais diversas pastorais, tais como liturgia, catequese, coroinhas e acólitos, além de formações e encontros de espiritualidade.

Atuou pastoralmente nas paroquias: Santa Ângela de Mérici (Araraquara), São José (São Carlos), São Nicolau de Flüe (São Carlos), Nossa Senhora de Guadalupe (São Carlos), Pastoral Vocacional, paróquia São João Batista (Dourado).

Exerceu seu ministério diaconal na paróquia Santo Antônio em São Carlos.

Escolheu como lema de ordenação presbiteral: “Vossas mãos sempre permaneceram sobre mim” (cf. Ez 37,1)

 

DANIEL LAVANDOSKI BENTO

29 anos, natural de São Carlos-SP. Filiação: Edson Bento (in memoriam) e Claudete Lavandoski Bento. Nasceu no dia 19 de outubro de 1990 em São Carlos.

Batizado ao completar 1 ano na Catedral de São Carlos. Na adolescência fez parte de vários movimentos de juventude, como coordenador de grupos de jovens e missões querigmáticas. Antes de ingressar no seminário, concluiu o curso em Licenciatura em Ciências Exatas, licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo – USP.

Foi professor de Ciências e Matemática em diversas escolas públicas da cidade de São Carlos. Ponto forte para o seu despertar vocacional foram os retiros inacianos junto ao Instituto Verbo Encarnado, como também a devoção e consagração mariana. Com muitas inquietações sentiu-se atraído a fazer a experiência de seminário diocesano.

Ingressou no seminário em 2015 sendo graduado em Filosofia pelo Centro Educacional CLARETIANO, recebendo concomitantemente formação do Instituto de Filosofia Santo Tomas de Aquino, INFISTA. Formou-se Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC. E assim, durante o período formativo viveu nos Seminários Diocesanos São João Paulo II, em São Carlos; e Casa de Formação São Carlos Borromeu em Campinas.

Fez estágio pastoral nas seguintes cidades: Campinas: na Paróquia Santa Isabel; São Carlos: nas paróquias de São Nicolau de Flue e Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística; Ibaté: na Paróquia Santo Antônio; Boa Esperança do Sul: na Paróquia São Sebastião e em Trabijú: na Paróquia Santa Ana e São Benedito. Sendo eternamente grato pela generosidade, carinho e amor de todo povo de Deus que o fizeram perseverar. Também desenvolveu trabalhos nas seguintes pastorais sociais: da Pessoa Idosa, Sobriedade, Pastoral Carcerária (nas duas unidades prisionais de Araraquara) e atualmente desenvolve um trabalho de edificação da Pastoral do Menor a partir de visitas religiosas na Fundação Casa de São Carlos.

Foi ordenado diácono no dia 8 de fevereiro de 2020, na Catedral pelas mãos de Dom Paulo Cezar Costa. Atualmente exerce seu ministério diaconal em três paroquias da Comunidade Sacerdotal Nossa Senhora de Guadalupe: Paróquia São Bento, Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Carlos.

Adotou como lema presbiteral a seguinte máxima: “In Corde Mariae. In Sinu Iesu”, isto é, “No coração de Maria. No peito de Jesus” (cf. Lc 2, 19. Jo 13,25). Tal lema é inspirado no discípulo amado que se reclina sobre o peito de Jesus na última ceia (cf. Jo 13, 25) e no desejo de manter-se guardado e protegido no coração da mãe de Deus e nossa (cf. Lc 2, 19).

 

EVERTON LUIS LUCHESI

Filho de Luís Alberto Luchesi e Silvia Maria Bigoraro Luchesi, dos quais nasceram mais 4 irmãos, Patricia, Priscila, Emerson e Lucas. Nasceu no dia 16 de outubro de 1992, na cidade de São Carlos SP. Foi batizado no dia 11 de abril de 1993 na paróquia de Santa Isabel, pelas mãos do pároco Cônego Antônio Tombolato.

Primeira Eucaristia foi no dia 06 de janeiro de 2002, celebrada também pelo Cônego que o batizou, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Babilônia, pelo qual o sítio dos meus pais está territorialmente localizado, onde se encontra a história de seus tataravós que contribuíram afetiva e efetivamente nessas terras, sendo assim esse Santuário, local de profunda experiência de fé da família, em que nutre amor imenso, além de refúgio espiritual.

No dia 03 de agosto de 2008 recebe  o sacramento da Crisma pelas mãos de Dom Paulo Sérgio Machado, na paróquia de Santa Isabel, pelo qual o Santuário está vinculado.

Desde a infância, contam seus avós, Nair e Leonardo, que já tinha um carinho especial em “brincar” de celebrar a missa com seus primos e amigos.

Seu berço  e carisma espiritual se encontra no Caminho Neocatecumenal, realidade essa de iniciação na fé, renovação e valorização do batismo. Dentro desse carisma, pode conhecer melhor sua vocação.

No dia 04 de fevereiro de 2013, ingressava no seminário diocesano São João Paulo II, em São Carlos.

Como primeira experiência de estágio pastoral, foi designado pelo bispo (Dom Paulo Sérgio), no ano de 2014, para desempenhar seu trabalho na paróquia de Santa Luzia e São Cristóvão, que tinha como pároco o Pe. Valcir Rodrigues Coelho.

Já em seu terceiro ano de filosofia (2015), ainda em São Carlos, trabalhou na paróquia de São José, com o pároco dessa comunidade, Pe. Aymoré Saturnino Rocha Júnior.

Mais um passo era dado (2016), agora rumo a ciência da Sagrada Escritura, foi morar no Seminário de Teologia, São Carlos Borromeu em Campinas e designado para sua pastoral em Bocaina, na paróquia de São João Barista, com o pároco Pe. Paulo Borges.

Em seu segundo ano de Teologia, desempenha seus trabalhos nas paróquias: São Cura D’ars e Santa Helena, como também na paróquia de Santo Antônio, na cidade de Jaú. Seus respectivos, vigário e pároco eram: Pe. Helder Emanuel e Pe. Armando Valencise.

Em 2018, no seu terceiro ano, para desempenhar seu estágio pastoral é enviado novamente para São Carlos, na paróquia de Nossa Senhora do Carmo, com seu pároco Pe. José Antônio Pachielli. Diretamente pode atender e viver ricas experiências com o povo de Deus nas celebrações das exéquias.

Ao iniciar o ano de 2019, vai para Araraquara, na paróquia de Nossa Senhora das Graças, com o Pe. João Roberto Campanini, seu diretor espiritual. Um ano de grandes lutas, sobretudo na academia, no que diz respeito a conclusão dos estudos de teologia, para avaliação final do curso.

Atualmente exerce seu ministério diaconal na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no município de Itirapina SP.

Adotou como lema presbiteral um trecho retirado do livro de Jó: “Te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te veêm”. (Jó 42,5)

 

FABRÍCIO RODRIGUES DOS SANTOS

Tem 28 anos. Filho de Valmir Francisco dos Santos e Lúcia Rodrigues de Carvalho. Ingressou na diocese de São Carlos no ano de 2015, onde concluiu o curso de filosofia. Aos 16 anos de idade, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na vila de Paulópolis pertencente a cidade de Pompeia/SP, sentiu-se vocacionado primeiramente como catequista e depois de um longo período de discernimento iniciou o processo vocacional para o ministério sacerdotal.

É licenciado em filosofia pela rede de educação Claretiano. Cursou teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC. Pós-graduado em Catequese pelo Centro Universitário Salesiano – UNISAL/SP.

Escolheu como lema para o seu ministério Sacerdotal “Conformando a minha vida ao mistério da Cruz do Senhor”.

Durante o período de formação exerceu seu estágio pastoral na Paróquia São João batista – São Carlos/SP. Santa Teresinha do Menino Jesus – Jaú/SP. Senhor Bom Jesus – Matão/SP. São José – Jaú/SP. Santo Antonio de Pádua – São Carlos/ SP.

Atualmente exerce seu ministério diaconal nas Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Senhor Bom Jesus – Matão/SP

Julio César de Oliveira

Natural de Ibitinga-SP – 1992; filho de Júlio de Oliveira, já falecido; e Cássia Aparecida Rodrigues de Oliveira. Cursou filosofia no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino (2013-2014), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2016-2019). Sentiu o despertar de sua vocação aos 08 anos de idade, frequentando as missas de sua paróquia Imaculada Conceição, que ficava ao lado de sua casa. Em 2012, após concluir sua catequese de adultos e assim confirmar a sua fé, tomou a decisão de corresponder ao chamado indo participar dos encontros vocacionais deste mesmo ano.

Ingressou no seminário de filosofia em 2013. Fez estágio pastoral na Paróquia São Domingos Sávio – São Carlos; São Brás – São Carlos; Santa Rita de Cássia – São Carlos; Imaculada Conceição – Ibitinga; Menino Jesus de Praga – Araraquara; São João Batista – São Carlos; e Divino Espírito Santo – Jaú. Atualmente exerce seu ministério diaconal na Paróquia Divino Espírito Santo Jaú-SP. Adotou como lema presbiteral um versículo retirado do Evangelho de São João: “Que eu não perca nenhum daqueles que o Senhor me confiou ” Jo 6,39.

 

MATHEUS CARRARA SANTIAGO

 28 anos, nasceu em Araraquara- SP 1992, filho de Denilson Santos de Santiago e Fernanda Aparecida Carrara.

Serviu a Igreja como coroinha, logo depois como catequista, participando sempre em grupo de oração de jovens, movimentos familiares, dedicando a sua juventude em eventos para a evangelização. Cursou Filosofia no Infista, São Carlos- SP (2012-2014) e Teologia na Univerdade Católica de Campinas (2015-2018).

Despertou-se para a vocação dando uma resposta a Deus com 17 anos, ingressando ao seminário com 19 anos. Uma frase que leva consigo como fonte inspiradora é do tão amado São João Paulo II : “O Amor me Explicou TUDO”.

Fez estágio pastoral: Paróquia Santa Isabel de Portugal (São Carlos- 2013) Paróquia São Francisco de Assis (São Carlos- 2014) Paróquia São Sebastião (Boa Esperança do Sul 2015) Paróquia São João Batista – Paróquia de origem (2015) Paróquia Divino Espirito Santo (Jaú- 2016) Paróquia Santa Teresinha- (Araraquara 2017) Paróquia São Sebastião (Itaju- 2018).

Exerceu seu ministério diaconal na cidade de Brotas, Paróquia São Francisco de Assis e na cidade de Tabatinga, paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, até o presente momento. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 9 de fevereiro, 16h, 2019, Paróquia São João Batista- Araraquara.

Sua ordenação presbiteral será dia 1 de outubro, dia de Santa Teresinha do Menino, seu lema: “Aquele que vos Chamou é Fiel “ (1 Ts 5,24).

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.