Pe. Rubens ago 31, 2020

Seminaristas da Teologia são instituídos ao Ministério de Leitor

Com informações do Seminarista de Teologia – Leonardo Vieira

Na noite da última sexta (27), memória litúrgica de Santo Agostinho, os seminaristas do segundo ano de Teologia foram instituídos Leitores, em celebração privada na Casa de Formação São Carlos Borromeu, do Seminário Diocesano de São Carlos. Deu-lhes o ministério o senhor bispo diocesano, Dom Paulo Cezar, que também presidiu a Eucaristia. Concelebraram o reitor da casa de formação, padre Antônio de Marcos e os padres Frederico Daniel e Rodolfo Faria.

Conceder este Ministério é uma formalidade no itinerário formativo da Igreja Católica. Ele é atribuído aos seminaristas durante sua trajetória para que, paulatinamente e cada vez mais, se aproximem da Palavra de Deus, da qual pretendem ser constituídos mensageiros. Além disso, confere àquele que almeja às Sagradas Ordens, de forma oficial, a proclamação da Palavra de Deus nas celebrações eucarísticas, como também o dever oficial de catequisar os irmãos na fé das Escrituras, sob a interpretação do Sagrado Magistério.

Foram instituídos leitores os seminaristas: Daniel Martins Andricioli (São Carlos); Igor Alexandre da Rocha (Bariri); João Marcos de Matos (Jahú); Leonardo Viera Bento (Américo Brasiliense); Natã Luís Raphael Vicente Gomiero (Araraquara); Thiago Lima Lopes (São Carlos).

Na homilia, o bispo diocesano destacou os aspectos da liturgia da Palavra que norteiam a caminhada cristã e, de forma especial, o processo formativo. Meditando acerca da pregação de São Paulo na ágora onde, munido da sua oratória e com seu arcabouço cultural, “frustrou-se” ao ver que, quando pregando acerca da ressurreição, os gregos não mais o quiseram ouvir. Outrossim, pregando à comunidade de Corinto, usando-se apenas da força do testemunho e da fé na Cruz do Senhor, houve a adesão em massa da fé, formando ali uma bonita comunidade. Destacou, ainda, alguns elementos do Evangelho – que narrava a parábola das dez virgens – e da vida de Santo Agostinho. Este último, tal qual as virgens previdentes da parábola, foi apresentado como modelo de doação e entrega. Sua busca constante pela verdade fê-lo ser um paradigma filosófico-teológico até os dias de hoje, por sua capacidade de levar resposta às perguntas da sua cultura, mediante a lógica teológica e o testemunho de vida.

Seguiu-se o rito da Instituição,  o senhor bispo abençoou os seminaristas e entregou-lhes o livro da Sagrada Escritura, conforme prescrito no ritual. Assim expressa o rito na entrega da Bíblia: “Recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens.”

Ao término da celebração, o seminarista Natã agradeceu, em nome de toda a turma, ao Bispo Diocesano, os formadores e companheiros de caminhada. A noite concluiu-se com um fraterno jantar de confraternização entre a comunidade do seminário e o senhor Bispo.