CNBB apresenta em live o ‘Novo Diretório para a Catequese’
Com informações e fotos do portal da CNBB
Nesta quinta-feira, 25 de junho, às 15h, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou em uma live o “Novo Diretório para a Catequese” nas redes sociais (@cnbbnacional), que foi lançado pelo Vaticano.
Para conversar sobre o texto, os assessores da comissão, padre Jânison de Sá e a irmã Izabel Patuzzo, convidaram o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética, dom José Antônio Peruzzo.
O documento é redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE). De acordo com o Vaticano, a publicação de um Diretório para a Catequese representa um acontecimento feliz para a vida da Igreja.
“Com efeito, pode constituir um desafio positivo para todos os que se dedicam ao grande empenho da catequese, uma vez que permite experimentar a dinâmica do movimento catequético que sempre teve uma presença significativa na vida da comunidade cristã. O Diretório para Catequese é um documento da Santa Sé disponível a toda a Igreja”, destaca o texto.
Na live, dom Walmor destacou que a Iniciação Cristã é um ouro do caminho evangelizador e missionário da Igreja. “É um ouro que tem a centralidade da Palavra Santa de Deus. É a Doutrina de nossa fé. Um ouro que precisa ser bem cuidado para um novo tempo no nosso caminho”, disse.
O arcebispo afirmou que a Conferência está comprometida com o dom de receber o Diretório para a Catequese. “Queremos abrir os nossos corações para um documento pontifício que nos aponta caminhos, fecunda nosso comprometimento para a catequese de Iniciação à Vida Cristã”, disse.
Já dom Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, comentou o quanto o texto é denso de lucidez para falar da “potência evangelizadora que a iniciação à vida cristã confere à catequese”.
O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, garantiu que o Diretório vem se somar ao atual esforço da Igreja para dialogar com homens e mulheres dos tempos atuais e de todas as idades.
O Diretório está disponível para compra no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB.
Tradução oficial será publicada só no dia 5 de julho
Confira a live na íntegra: