Conectados em oração para testemunhar a fé no Cristo presente na Eucaristia
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos
A Capela Episcopal Nossa Senhora das Graças, inicia nesta segunda-feira, dia 08, às 20h o Tríduo da Solenidade de Corpus Christi. Os fiéis podem acompanhar toda a programação pela página da Diocese de São Carlos no facebook, pelos 93,3 FM da SDS FM, ainda no portal da rádio diocesana em www.radiosds.com.br e pelo aplicativo da SDS.
Celebre em casa. Neste ano, em especial, teremos a oportunidade de estarmos conectados em oração para testemunhar a fé no Cristo presente na Eucaristia.
Para melhor celebrar o Tríduo em preparação à solenidade, a Diocese ainda sugere que:
- Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar junto com a sua família ou de maneira individual;
- Prepare uma mesa com: toalha, vela, Bíblia aberta na citação, crucifixo e um símbolo eucarístico
Confira a programação: De 09 à 10 de junho das 20h às 21h.
A Diocese de São Carlos adotou um Tríduo em preparação para a tradicional solenidade que celebra o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
Baixe aqui e reze com a gente:
Faça o download :
1º DIA: IGREJA, CASA DA PALAVRA
2º DIA: EUCARISTIA, PRESENÇA DO SENHOR NO MEIO DE NÓS
3º DIA: A EUCARISTIA FORMA COMUNIDADE
O Que é Celebrado?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. A celebração de Corpus Christi faz parte do calendário litúrgico da Igreja e sua criação remonta ao século XIII. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o Sacramento da Eucaristia. Esse sacramento é realizado como uma forma de relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O pão, que é consumido, representa o Corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o Sangue de Cristo.
A celebração eucarística é uma referência à última ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de compartilhar o pão e o vinho em sua memória. Professamos a fé no mistério da Eucaristia, quando ocorre a transubstanciação: os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo. A comemoração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo das Santíssima Trindade.