Pe. Rubens ago 19, 2019

PARÓQUIA SANTA HELENA CELEBRA SUA PADROEIRA

Com informações do Padre Sandro Portela, Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Neste domingo, 18 de agosto, a Igreja celebrou a memória de Santa Helena. No Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, uma das paróquias de nossa Diocese estava em festa pois a tem como sua padroeira.

A Paróquia de Santa Helena e São Cura d’Ars, no município de Jaú, que tem como seu administrador o Reverendíssimo Padre Wilson, celebrou sua padroeira com um Tríduo festivo.

O Vigário Episcopal daquele Vicariato, Padre Sandro Portela, celebrou uma das noites do tríduo e parabenizou a comunidade pelo trabalho que vem sendo feito na paróquia e também ao seu padre pela dedicação e zelo para com a comunidade e organização Pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiado naquela cidade.

Uma nova e moderna iluminação da parte externa da igreja marcou as comemorações de Santa Helena na referida paróquia.

Além das celebrações do tríduo e do dia da padroeira, merecem destaque, ainda, a realização de uma quermesse e também a venda do “bolo de Santa Helena” após todas as missas do final de semana.

Que Santa Helena interceda a Deus por aquela comunidade paroquial e por toda nossa Diocese.

Conheça um pouco mais da história de Santa Helena:

Nascida no ano de 255 em Bitínia, de família plebeia, no tempo da juventude trabalhava numa pensão, até conhecer e casar-se com o oficial do exército romano, chamado Constâncio Cloro.

Fruto do casamento de Helena foi Constantino, o futuro Imperador, o qual tornou-se seu consolo quando Constâncio Cloro deixou-a para casar-se com a princesa Teodora e governar o Império Romano. Diante do falecimento do esposo, o filho que avançava na carreira militar substituiu o pai na função imperial, e devido a vitória alcançada nas portas de Roma, tornou-se Imperador.

Aconteceu que Helena converteu-se ao Cristianismo, ou ainda tenha sido convertida pelo filho que decidiu seguir Jesus e proclamar em 313 o Édito de Milão, o qual deu liberdade à religião cristã, isto depois de vencer uma terrível batalha a partir de uma visão da Cruz. Certeza é que no Império Romano a fervorosa e religiosa Santa Helena foi quem encontrou a Cruz de Jesus e ajudou a Igreja de Cristo, a qual saindo das catacumbas pôde evangelizar e com o auxílio de Santa Helena construir basílicas nos lugares santos.

Faleceu em 327 ou 328 em Nicomédia, pouco depois de sua visita à Terra Santa. Os seus restos foram transportados para Roma, onde se vê ainda agora, no Vaticano, o sarcófago de pórfiro que os inclui.

Fonte: www.cancaonova.com