Pe. Rubens mar 19, 2019

Bispo Diocesano preside Eucaristia na Catedral de São Carlos Borromeu

Por Orlando Sprenger Lobo – PASCOM Catedral de São Carlos Borromeu

Neste Domingo (17) às 10h, a Santa Missa do 2° Domingo da Quaresma na Catedral de São Carlos Borromeu, foi presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelo Pároco da Catedral, e Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Padre Marcos Antônio Ghidelli; Padre Celso Maximino José, e o Diácono da Catedral, Rubens Romão Corrêa Júnior.

Dom Paulo iniciou sua bela homilia, exemplificando a lição de fé observada na primeira leitura (Gn 15,5-12.17-18). Nela, Abraão confia no amor infinito do Senhor, que celebra com ele uma aliança, e lhe garante incontável descendência. Assim também devemos permanecer junto a Deus: fiéis no amor, e firmes na aliança com Deus realizada em nosso batismo, destacou Dom Paulo.

Ainda durante homilia, Dom Paulo reforçou a importância da oração: “Não existe caminho Cristão sem oração”, descrevendo o início do Evangelho do dia (Lc 9,28b-36), no qual Jesus estava orando quando houve a Transfiguração do Senhor. Nesta passagem, Jesus se demonstra como Filho de Deus e nosso Salvador, e Deus, confirma isto a todos nós dizendo “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz !”(Lc 9,35). Assim foi revelada a Divindade de Jesus.

Dom Paulo, finalizou a homilia, dizendo que devemos sempre estar vigilantes, sabendo que Cristo é o centro da salvação.

Seguiu-se o rito litúrgico.

Após a sagrada comunhão, e oração, o Pároco Marcos Ghidelli convidou todas as crianças para subirem ao presbitério – a missa das 10h é conhecida como a ‘missa das crianças na Catedral’ – então conversou com as crianças, pedindo com que elas destacassem algum ponto importante da celebração, que foi observada por elas.

Dom Paulo Cezar, também veio até as crianças, e deu a voz à algumas delas, para que também comentassem sobre Jesus e o que elas puderam aprender durante a celebração. Dom Paulo, abençoou as crianças presentes, e após, concedeu sua benção episcopal a todos os que lá se encontravam.

Ao final da Santa Missa, as crianças receberam lembrancinhas da celebração.