Ibaté: Igreja Matriz Centenária será reaberta após restauração e reforma
Divulgação
Após passar por uma restauração e reforma geral, neste próximo sábado (16) Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano de São Carlos vai estar na cidade de Ibaté para realizar o rito de Sagração do Altar e Reabertura da Igreja Matriz Centenária.
A Rádio SDS FM estará presente na celebração e fará a transmissão AO VIVO da Santa Missa. Você pode acompanhar esse momento especial em 93,3 mhz, ou pelo site: www.radiosds.com.br
A história
A Igreja Matriz Centenária São João Evangelista foi criada e inaugurada por Dom José de Camargo Barros, bispo de São Paulo, em 19 de abril de 1906. Foi a primeira desmembrada da Paróquia de São Carlos do Pinhal, antes desta tornar-se catedral, como sede Diocesana.
Até então, os fiéis de Ibaté se reuniam na igreja de São João Evangelista, pertencente à Paróquia de São Carlos. O ato episcopal de criação da Paróquia de Ibaté vem assinado por Monsenhor José Marcondes Homem de Melo, que tinha cargos importantes na Cúria Diocesana de São Paulo e que logo veio a ser o primeiro bispo da diocese de São Carlos.
No dia 3 de maio do mesmo ano, Dom José de Camargo Barros nomeou o primeiro Vigário da Paróquia de Ibaté, Padre Roque Scafoglio. No dia 15 de julho do corrente ano, foi inaugurada a pia batismal. No mesmo ano de 1906, Dom José Marcondes, recém ordenado bispo, viajara a Roma com Dom José de Camargo de Barros, de quem era grande amigo, para receber sua ordenação episcopal. No regresso, o navio naufragou e D. José de Camargo Barros morreu.
A Paróquia teve ao longo desses mais de 100 anos, o Mons. Frederico Jurczik foi o pároco que mais tempo administrou a Igreja (38 anos). A ele deve-se a construção, na mesma praça central, do grande templo atual, que substituiu a igreja centenária.
A Igreja Matriz Centenária está localizada rua Santa Iria, defronte à Praça Central e será mais um atrativo aos visitantes, em Ibaté, devido ao projeto arquitetônico e a sua beleza.
Serviço:
Sagração do Altar e Reabertura do Templo Santo
Sábado, 16 de fevereiro, 19 horas
Rua Santa Iria, defronte à Praça Central
Evento gratuito