Diocese São Carlos nov 29, 2018

Coordenador Diocesano de Pastoral apresenta Cronograma do Ano Missionário Diocesano

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Durante a Reunião Geral do Clero da Diocese de São Carlos que aconteceu na manhã desta quinta- feira (29), na Casa de Nazaré em São Carlos, Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral apresentou aos Presbíteros  o Cronograma Diocesano das Missões Populares que será realizada no próximo ano de 2019, nos 29 municípios e os 7 distritos que compõe a Centenária Diocese de São Carlos, com objetivo de atingir os  mais de 1 milhão e 200 mil fiéis.

As Missões Populares em nossa Diocese de São Carlos serão realizadas a partir do seguinte cronograma:

Dezembro 2018: Reunião Geral dos Presbíteros com a temática: Igreja Diocesana em Missão – 27/12 – Casa de Nazaré

Em 2019

Março: Criação das Equipes Missionárias nos Vicariatos (03 padres e 10 leigos do vicariato);

27 de abril: Formação Diocesana, com a presença de 05 representantes por Paróquia;

18 e 19 de maio: Experiência Missionária em cada Vicariato:
• Vicariato São Carlos Borromeu – Cidade Aracy – São Carlos;
• Vicariato São Bento – Bairro Selmi Dei – Araraquara;
• Vicariato Bom Jesus – Bosque e Jardim Popular – Matão;
• Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio – Bairro Frei Galvão – Jaú

25 de maio – Avaliação por Vicariato, com a presença dos padres do Vicariato e um leigo por paróquia, que tenha participado da formação e da experiência missionária;

Junho: Formação Missionária nos Vicariatos;

Julho e agosto: Formação Missionária nas Paróquias;

24 de agosto: Envio Missionário, para toda diocese. Acontecerá na Peregrinação Diocesana no Santuário Nacional de Aparecida.

De 26 de agosto a 21 de dezembro: Visitas dos Missionários nas Paróquias.

Obs: A Novena de Natal de 2019 será realizada como parte integrante das Missões Populares na Diocese de São Carlos.

O Desenvolvimento das Missões Populares

No período específico de 26 de agosto a 21 de dezembro, as Missões Populares devem acontecer em cada Paróquia da Diocese, com as seguintes atividades:

a) Mês de setembro: Anúncio Kerigmático pelos missionários nas casas e convite para acolhida das celebrações missionárias. Símbolo a ser usado: Bíblia;

b) Mês de outubro: Celebração da Água, com a bênção das casas. Símbolo a ser usado: Água;

c) Mês de novembro: Celebração da Luz em cada casa. Símbolo a ser usado: Vela;

d) Mês de dezembro: Celebração da Novena de Natal nas casas visitadas. Símbolo a ser usado: Imagem do Menino Jesus.