Tradicional Missa do Cio da Terra será dia 25 de novembro
Com informações do Mosteiro Agromonges do Paraíso
Um dos eventos mais tradicionais do calendário torrinhense, a Missa “Cio da Terra” acontecerá no dia 25 de novembro (domingo) às 10h, no Mosteiro do Paraíso em Torrinha. O evento é uma demonstração de solidariedade, gratidão e fé dos produtores rurais, que doam parte do que é produzido durante o ano.
A tradição, que é passada de geração em geração, supera a cada ano o número de público presente. No ano de 2017 o público estimado foi de duas mil pessoas.
O turismo religioso é hoje um dos grandes atrativos na cidade durante todo o calendário. Nas cestas são doados variados tipos de alimentos, como frutas, verduras, legumes, inclusive animais. Durante a cerimônia o café é torrado e servido no próprio local.
A entrega das “primícias” é uma forma de agradecimento e pedido para que a terra continue dando bons frutos. A missa será celebrada no Santuário da Figueira, local ao ar livre é uma das principais atrações no Mosteiro pela beleza e o naturalismo do templo.
Durante a celebração é preparado o café, os grãos são torrados e moídos e ao final da celebração ele é preparado e servido aos fiéis.
“A missa “Cio da Terra” é uma troca de dons da terra e dons do céu entre os homens de Deus”, afirma o Pe. Nilton. Após a Missa haverá almoço com comidas típicas no salão de festas.
O Mosteiro fica no bairro rural do Paraíso e nos últimos anos com a remodelação de sua estrutura, tem sido um dos locais mais procurados por quem busca contemplação da natureza, devoção e fé, além de poder saborear o melhor café do Estado de São Paulo.