Padre Celso Maximino completa 40 anos de vida sacerdotal
Com informações dos Pasconeiros (as) da Paróquia Nossa Senhora das Graças
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi.” (João 15,16). Tal epígrafe inicia o convite de Pe. Celso Maximino, para a comemoração de 40 anos de sua vida sacerdotal. No próximo dia 23/09, celebrar-se-á Missa (10h) e festa comemorativa a essa data.
Vamos colher do próprio Pe. Celso palavras que justifiquem esses 40 anos.
Terezinha – Pe. Celso, como se sente às vésperas de comemorar 40 anos de vida sacerdotal?
Pe. Celso – Feliz por essa caminhada de quarenta anos de vida Sacerdotal. Número bíblico de profundo significado: “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35). O Senhor caminhou comigo. Profundamente agradecido pela fidelidade de Deus. Contrito pelas minhas fraquezas e infidelidades. Gostaria de ter sido muito melhor, mas sereno por confiar na misericórdia de Deus. Tenho provado nessa longa caminhada o quanto Deus é bom e misericordioso.
T. – Desses 40 anos, boa parte foi vivida em Barra Bonita. Como foi para o
Sr. essa ruptura?
Pe. Celso – Não foi uma ruptura, mas uma continuidade. Deus não nos permite acomodar, tem os seus desígnios insondáveis. Saímos de uma zona de conforto, para novos desafios. Isso nos ajuda a crescer, amadurecer e aperfeiçoar nossa missão. Não pergunto porque eu fui transferido, mas para que o Senhor me colocou nessa comunidade.
T.– Juntamente com os 40 anos, temos também a comemoração de seu 1.º ano à frente da paróquia N. Sr.ª das Graças. Que avaliação faz sobre esse período?
Pe. Celso – Mudamos de cidade, de comunidade e certamente não é fácil. Mas os problemas não são inéditos. Os que encontramos, aqui, são comuns a todas comunidades. O importante é que onde passamos, fique somente o evangelho para as pessoas que encontramos. Isso demanda tempo, paciência e perseverança. T. – “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi.” (João 15,16).
T.- Por que a escolha dessa epígrafe?
Pe. Celso – É meu lema de ordenação Sacerdotal. Quero sempre me lembrar dessa verdade: O Senhor me escolheu pelo seu amor generoso e misericordioso. Nada é mérito meu, tudo é graça e bondade de Jesus. E que eu possa sempre corresponder a esse chamado.
Esperamos por você!