Diocese São Carlos maio 29, 2018

Dom Eduardo Malaspina discute reestruturação da Cáritas Diocesana

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na tarde desta terça- feira (29) Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos, convocou na sala de reuniões da Cúria Diocesana, Pe. Márcio Coelho e o Pe. João Vitor, acompanhado do Diácono Carlos Pavan, para tratar sobre a Cáritas Diocesana de São Carlos.

A Cáritas é uma rede de solidariedade espalhada pelo mundo, com ações práticas e concretas realizadas, em sua maioria, por voluntários (as) em favor dos necessitados, sejam eles pobres, excluídos, marginalizados, imigrantes e tantos outros em situações emergenciais ou ainda àqueles grupos que desejam empreender num modelo de economia solidária. A Cáritas é conhecida ou referida como “amor em movimento”.

Na Diocese

A Cáritas Diocesana foi criada oficialmente em 1º de junho de 1960, com estatuto próprio e a última equipe diocesana foi empossada no dia 28 de agosto de 2010, um importante organismo de pastoral social da Igreja Católica, onde sua missão é desenvolver a prática da solidariedade, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo, defendo e promovendo a vida e participando da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Hoje, são poucas Cáritas Paroquiais e diversas Associações empenhadas na missão da caridade, assumindo projetos e pastorais sociais.  Um dos objetivos desta reunião é a rearticulação deste organismo no Município de São Carlos.

Dom Eduardo deseja reestruturar esta importante realidade de caridade da Igreja, ligando- a ao Setor Social da Diocese, afim de que a mesma possa acompanhar e assessorar as Caritas Paroquiais e as entidades de promoção social e, de defesa da vida.