Igreja no Brasil
Da Redação, com informações A12
A missa de abertura do Encontro foi celebrada nesta manhã no Altar Central, presidida por Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de Parnaíba.
O reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida acolheu em nome do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, todos os presentes, desejando um encontro proveitoso nas reflexões e oração, sob as bênçãos da Mãe Aparecida.
O bispo de Parnaíba em sua homília, falou sobre o tema do encontro ‘Presbíteros: discípulos do Senhor e pastor do rebanho’, afirmando que mesmo diante de todos os desafios na evangelização, o sacerdote deve buscar força e motivação em Cristo.
“Trazemos as nossas esperanças, experiências e desafios pastorais para esse Encontro, e sobretudo, as nossas esperanças… não faltarão dificuldades, incompreensões, perseguições em nosso trabalho…mas somos chamados a ter olhos fixos em Jesus e reler a sua história, para compreendermos o dinamismo profundo que o guiou, a lógica do amor que se fez serviço e que se fez doação.”DOM JUAREZ SOUSA DA SILVA, BISPO DE PARNAÍBA
Dom Juarez também lembrou o padre José Amaro Lopes de Souza, que faz parte da equipe pastoral da Prelazia do Xingu e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), preso desde 27 de março em Anapu (PA).
“Ao preparamos a mesa do banquete eucarístico sentimos que falta um irmão, alias falta muitos irmãos, entre ele o padre Amaro. Porque será que não está aqui? Porque será que está preso?”.
O Encontro Nacional dos Presbíteros acontece no Centro de Evento Padre Vítor Coelho de Almeida, e é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.