Bispos iniciam escolha de representantes do Brasil no Sínodo dos Jovens
Da Redação, com informações da CNBB
Após um final de semana de retiro, o episcopado brasileiro retoma nesta segunda-feira, 16, as atividades da 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sexto dia da assembleia será marcado pelo início da votação digital dos bispos titulares e suplentes que representarão o Brasil no próximo Sínodo dos Jovens que acontecerá em outubro deste ano. A votação será encerrada nesta quinta-feira, 19.
Os bispos iniciam a primeira sessão do dia, após Missa no Santuário Nacional, com uma reunião reservada e uma segunda sessão, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, sobre o Ano Vocacional. A temática auxiliará no Sínodo dos Jovens, que acontecerá entre os dias 3 e 28 de outubro deste ano e que tem como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
O terceiro “Meeting Point” do evento retomará o Ano do Laicato e terá como principal vertente “A experiência das Igrejas locais em regiões extremas do Brasil”. Dom Pedro José Conti, bispo de Macapá (AP) e Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) farão a exposição do tema.
O projeto “Pensando o Brasil”, cujo tema deste ano é “O Estado Laico” será analisado na coletiva de imprensa da tarde desta segunda-feira, 16. A realização, na Igreja no Brasil, do Ano do Laicato e as próximas ações que se estendem até novembro, na Festa de Cristo Rei, também serão abordados na coletiva. Outro tema que os bispos apresentarão será a realização do 18º Congresso Eucarístico Nacional.