Diocese São Carlos abr 2, 2018

Católicos celebram ápice da Semana Santa no Tríduo Pascal

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Fotos: João Sganzella e Walter Caparrós Blanco

“Deixemos com que o amor de Deus nos envolva e, deixemos com que o amor de Deus nos transforme”. Com esta frase, o Bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, destacou a importância da celebração do Tríduo Pascal , nas celebrações que presidiu na Catedral de São Carlos Borromeu, sede da Diocese, nos dias 29, 30 e 31 de março últimos.

Abaixo, transcrevemos os principais aspectos das homilias de Dom Paulo durante as celebrações.

Na Quinta-Feira Santa, dia 29 de março, Dom Paulo Cezar, repetiu o gesto de Cristo durante a Última Ceia, quando Jesus lavou os pés dos Discípulos, neste, que foi o último encontro deles, antes de Jesus ser crucificado.Dom Paulo Cezar ressaltou o serviço presente em todo o ministério de Jesus, e assim, como a Igreja precisa ser uma Igreja a serviço. Enfatizou, também, a importância da Eucaristia na vida do discípulo.

Após a homilia, teve início o Rito de Lava-pés. Imitando o gesto de Jesus, o Bispo Diocesano lavou os pés dos homens, da Comunidade Divina Misericórdia, ressaltando a missionariedade e os diversos trabalhos sociais realizados na Diocese, em especial, com os irmãos em situação de rua.

Confira o álbum completo desta celebração clicando aqui: João Sganzella

Confira o álbum completo desta celebração clicando aqui: Walter Caparrós Blanco

Às 15h da Sexta-feira Santa, Dom Paulo Cezar esteve reunido junto com povo diocesano, para a celebração da Paixão e Morte de Cristo na Catedral de São Carlos Borromeu. Em sua homilia, Dom Paulo Cezar enfatizou que este dia nós, rememoramos a Morte de Jesus:” Ele se entregou por nós! Ele se entregou por amor à nós! É um dia em que nós somos convidados a olhar para Cruz. Nós adoramos a Cruz, neste dia. É o único dia em que a Igreja “adora” um objeto. Por que? Porque a Cruz nos trouxe a salvação, por isso, a adoração da Cruz. A Cruz relembra para nós, a Cruz rememora para nós o imenso amor de Deus por nós!” Deixemos a Sexta-feira Santa nos envolver pelo amor de Deus, deixemos com que o amor de Deus nos envolva e, deixemos com que o amor de Deus nos transforme! Entremos, verdadeiramente, no mistério da Cruz de Cristo!”

Confira o álbum completo desta celebração clicando aqui:  Walter Caparrós Blanco

Confira o álbum completo desta celebração clicando aqui: João Sganzella

Concluindo o Tríduo Pascal e diante do fogo novo em frente à Catedral São Carlos, o Bispo Diocesano conduziu com o povo presente a celebração da Vigília Pascal, momento central em que se vive a grandeza da ressurreição de Jesus, no último sábado, dia 31 de março.

Aos fiéis, lembrou que o símbolo do Círio Pascal é um exemplo a ser seguido, no sentido de sermos luz no mundo atual: “Esta noite é da Ressurreição de Cristo, em que nós celebramos Cristo que Ressuscitou, o Pai O Ressuscitou, é, também, noite batismal. O que que é o Batismo? O Batismo, é ser inserido no mistério da Morte e Ressurreição de Cristo, é a vitória da Cabeça de Cristo que se torna, também, vitória de cada um de nós, e, que se torna, vitória de todo o corpo eclesial”, concluiu.

Confira o álbum completo desta celebração clicando aqui: Walter Caparrós Blanco