Diocese São Carlos mar 28, 2018

Missa dos Santos Óleos na Catedral de São Carlos Borromeu

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Antes de celebrarmos os mistérios centrais da salvação, toda a comunidade diocesana, de modo muito significativo o clero, se unirá ao seu Bispo para a bênção dos Santos Óleos e para a renovação das promessas sacerdotais.

Esta grande celebração acontece nesta quinta-feira (29), na Catedral de São Carlos Borromeu, às 10h manhã: será um momento que vai nos inserir no coração do mistério pascal de Cristo.

Dom Paulo Cezar Costa, abençoará, os óleos que são usados da administração dos sacramentos da Igreja: dos catecúmenos e dos enfermos, e consagrará o Santo Crisma, mediante os quais anuncia-se o novo “ano da graça” do Senhor” (Lc4, 19; Is 61, 2). Por isso falamos ser chamada “Missa dos Santos Óleos”. Os óleos estão no centro da ação litúrgica. São esses óleos que servirão para a administração dos sacramentos do batismo, da Confirmação, da Ordem e da Unção dos Enfermos.

Nessa celebração, além de abençoar e consagrar os óleos, renovam-se as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, manifestando assim a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.