Aconteceu na diocese: Encontro com os coordenadores de catequese e catequistas
Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos
Com informações Padre Renato Gonçalves – Assessor Diocesano de Catequese
No último sábado (16), aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Araraquara, um encontro com os coordenadores de catequese e catequistas das 124 paróquias de nossa Diocese, com o tema: “Lectio Divina” e com o lema: “ Os verdadeiros adoradores, adorarão o pai em Espírito e Verdade” (Jo,4,23), evento organizado pelo Assessor Diocesano de Catequese, Padre Renato Gonçalves.
O encontro contou com a presença de aproximadamente 500 catequistas dos Vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio. A Lectio Divina foi conduzida pelo Padre Rudival Pessoa que é responsável pela catequese no Vicariato de São Carlos juntamente com o Padre Marcelo Jolli responsável catequese do Vicariato Senhor Bom Jesus.
Estavam presentes também os padres: Ronaldo, Ricardo Alexandre, Cesar, João Vitor e João Eudes. Foi um momento de muita união, oração, escuta e meditação da Palavra de Deus.
Dom Paulo Cezar Costa, o nosso Bispo Diocesano esteve presente que nos mostrou em sua fala o quanto a vocação do catequista é importante neste mundo secularizado ao qual nos encontramos, “Um mundo que precisa conhecer e experimentar de fato esse tesouro que dá sentido as nossas vidas, que é nosso bem mais precioso, Jesus Cristo, e que nós temos como missão levar ao nosso irmão tão fragilizado”, destacou o bispo.
Ainda ressaltou, “Cabe a nós discípulos missionários que somos chamados a ser, sair e levar para o mundo essa Verdade. Mas para isso precisamos nos saciar, nos alimentar, beber dessa verdade que é a Palavra de Deus”, concluiu Dom Paulo.
Padre Renato Gonçalves, coordenador diocesano de catequese, enfatizou que quando o catequista vive diariamente a Leitura orante, sente arder dentro do coração o desejo de leva-la ao outro e de partilhar, “Assim como fez a Samaritana que teve seu encontro com Jesus, bebe da água que renova e revigora e saí em missão para levar esse bálsamo ao seu irmão que como ela se encontra sedento de amor, não medindo distâncias, pois o Senhor é contigo”, disse o coordenador.
Os catequistas saíram com a certeza de que são uma comunidade em missão que sai para evangelizar, para dar ao outro o seu melhor: que é Jesus Cristo; para falar do que o coração deve sempre estar cheio: que é da Palavra de Deus meditada diariamente.
A Comissão Catequética Diocesana fará no dia 19 de novembro de 2017, já contemplando os frutos da 25ª. Assembleia Diocesana de Pastoral, uma Assembleia Catequética Diocesana com o objetivo de traçar o itinerário de Inciação a Vida Cristã para ser seguido pela catequese diocesana. O encontro encerrou com a benção dada pelo Bispo e os padres ali presentes.