Diocese São Carlos jul 19, 2024

4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas

(CNBB)

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) Nacional tem a alegria de convidar todos a celebrarem a 4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, no próximo dia 28 de julho de 2024. A data é uma oportunidade para reflexão sobre a importância das pessoas idosas, reconhecendo sua contribuição inestimável para a sociedade e para a Igreja.

Em sua mensagem para este IV Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, o Papa Francisco recorda que “Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam.” Ele encoraja a ver a velhice como uma bênção, e não como um tempo de inutilidade. Devemos valorizar e honrar as pessoas idosas, que são a base segura sobre a qual construímos o presente e o futuro.

Programação Nacional da PPI

Embora as comunidades sejam incentivadas a celebrarem a data em suas paróquias, a PPI a nível nacional também terá uma programação especial para a 4ª Jornada. No dia 28 de julho, às 8h, será realizada uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida por Dom José Antonio Peruzzo. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Aparecida. A celebração na casa da Mãe Aparecida já virou um marco para a PPI e todos são convidados a formarem caravanas para este momento especial de união e espiritualidade.

Em Curitiba, por ser a cidade sede da PPI Nacional, haverá uma missa às 11h no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo padre José Aparecido. Esta celebração será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar. Todas as paróquias de Curitiba e região metropolitana que possuem a Pastoral da Pessoa Idosa são convidadas a participarem desta missa especial.

5 dicas para vivenciar a Jornada Mundial dos Avós

A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma ocasião especial para homenagear e valorizar aqueles que têm tanto a nos ensinar. Veja, abaixo, cinco dicas práticas que a PPI organizou para tornar essa celebração ainda mais significativa em sua comunidade:

1. Participe da Liturgia Dominical

Encoraje o maior número de pessoas idosas a participarem da missa dominical. Se não for possível estar presente, elas podem acompanhar as transmissões oficiais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

2. Reflexão sobre a Mensagem do Papa

Convide as pessoas idosas de sua paróquia ou comunidade para uma discussão sobre a mensagem do Papa. Distribua o texto a todos os participantes e promova um momento de reflexão e diálogo.

BAIXE AQUI a Mensagem do Papa.

3. Momentos de Reflexão

Utilize as catequeses do Papa sobre a velhice como subsídio para as reuniões mensais dos líderes. Esses momentos de reflexão podem fortalecer a espiritualidade e o senso de comunidade entre os participantes.

BAIXE AQUI a catequese do Papa sobre a velhice.

4. Oração Especial

Incentive as pessoas idosas a orarem pelos jovens e pela paz. O ministério da intercessão é uma vocação poderosa e essencial para a Igreja.

5. Visitas às Pessoas Idosas Solitárias

Leve a mensagem do Papa às pessoas idosas que vivem sozinhas e não podem participar das celebrações. As visitas são um gesto concreto de amor e proximidade. Ao visitá-las, você reafirma que elas estão no centro da comunidade, como um exemplo de misericórdia e compaixão. Aproveite para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.

BAIXE AQUI a oração.

Com essas dicas, você pode transformar o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas em um momento de alegria, reflexão e união para toda a comunidade. Celebre com amor e gratidão!