Diocese São Carlos dez 21, 2021

Diocese em unidade com Papa Francisco – Sínodo dos Bispos

Por padre Robson Caramano, assessor de comunicação e imprensa.

Padre Marcelo Souza, coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou na Reunião Geral do Clero o Cronograma do Sínodo na Diocese de São Carlos. Este trabalho se iniciou no dia 03 de novembro e seguirá os seguintes processos:

Dezembro de 2021: organização de materiais e Fóruns temáticos para discussão da fase da escuta na Diocese;
Janeiro e Fevereiro de 2022: realização dos Fóruns, realização do questionário do Sínodo
Junho de 2022: coleta dos dados em nível Diocesano dos frutos da Escuta e elaboração da síntese com base no material recebido;
Agosto de 2022: envio à CNBB do resumo diocesano

O processo de escuta para colaboração ao Sínodo acontecerá a partir de fóruns que serão lugares de discussão sobre a questão fundamental do Sínodo dos Bispos que se refere ao fato de como a Igreja dará passos para caminhar em conjunto em uma sociedade e cultura tão marcada pela pelo pluralismo.

Padre Marcelo reforçou a importância do emprenho dos padres como motivadores em suas comunidades para que as pessoas se inscrevam nos fóruns para que todos façam parte deste grande processo de escuta da Igreja.