25 de fevereiro: Dia de reflexão eclesiológica, teológica e pastoral
CELAM Pressione. Rezando e implorando a Deus por sua constante companhia nestes dias de reunião, reflexão e troca de conceitos, a III reunião da presidência, a equipe de bispos consultores e especialistas, começou com o processo de renovação e reestruturação do Conselho Episcopal da América Latina.
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo de São Carlos-Brasil, monsenhor Paulo Cezar Costa, e concelebrada pelo presidente da Conferência Episcopal do Chile, monsenhor Santiago Silva Retamales e o bispo da Mercedes-Uruguai, monsenhor Carlos María Collazzi.
Por sua parte, o presidente do Monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte, do CELAM, dirigiu algumas palavras de boas-vindas aos participantes e abriu as sessões.
Em seguida, foi dada a reflexão pastoral eclesiológica e teológica com Rafael Luciani e a reflexão sobre as regiões pelo cardeal Gregorio Rosa Chávez.
A visita aos episcopados
Também durante a manhã, o presidente do Conselho Episcopal e o presidente da Conferência Episcopal Peruana, monsenhor Miguel Cabrejos Vidarte, fizeram um relatório sobre a visita às Conferências Episcopais do continente.
Referindo-se aos tópicos mais importantes dessas visitas, ele listou algumas realidades dos países da América Latina e do Caribe que podem ser consideradas como prioridades pastorais do CELAM e entre as quais o cuidado da Casa Comum contra o extrativismo, o sofrimento de migrantes, luta contra a corrupção, defesa da democracia e governança dos países, repressão dos movimentos sociais e líderes sociais e desigualdade que se traduz em um forte problema de segurança alimentar; sem perder, existem muitas esperanças em crianças, jovens e mulheres.
Ele também falou sobre as questões abordadas nos episcopados relacionados à Igreja. Nesta linha, as principais expectativas e tarefas são orientadas para questões como o espírito de colegialidade, comunhão e sinodalidade, comunhão com o Papa Francisco, o impacto do Sínodo Nacional do Panamá, ecologia integral e pastoralismo como um todo; destacando a expectativa sobre o serviço CELAM e a necessidade de dar mais importância às regiões, a formação de agentes pastorais; tendo em mente que tudo isso, tanto o CELAM quanto o CEBITEPAL têm um papel vital.
Networking, consultoria e ” Petit Committee “
A Dra. Alicia Covaleda, por sua vez, apresentou os resultados das consultas realizadas nos últimos meses sobre a estrutura e operação do Celam.
À tarde, o secretário executivo da REPAM, Mauricio López, apresentou sua reflexão sobre networking.
Enquanto o chamado ” Comitê Petit “, composto pelo Monsenhor José Leopoldo González, Bispo de Nogales – México e Monsenhor Santiago Silva Retamales, o Bispo Castrense, no Chile, foi encarregado de apresentar o projeto de Documento-Quadro para o processo de reestruturação.
As sessões deste primeiro dia culminaram com a oração das vésperas presididas pelo Secretário-Geral do CELAM e pelo Bispo Auxiliar de Cali, Dom Juan Cárdenas Toro.
Por: Paola Calderón Gómez