Diocese São Carlos nov 21, 2023

1ª MESA REDONDA INTER-RELIGIOSA EM BROTAS

1ª MESA REDONDA INTER-RELIGIOSA EM BROTAS

Por Padre Rene José

Aconteceu na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo, no dia 20 de novembro de 2023, a primeira mesa redonda inter-religiosa, com a seguinte temática: Educar para paz em tempos de injustiça e violência. Tal evento foi organizado pelo Pe. Rene José de Sousa, assessor diocesano para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, da Diocese de São Carlos, e teve o apoio da Diretoria de Cultura, na pessoa de Leandro Gomes da Silva (Diretor de Cultura). O evento teve como palestrante Pai Evandro Fernandes, que é Sacerdote Umbandista, doutor honoris causa pela faculdade FEBRAICA e ordem dos capelães do Brasil (Câmara Municipal de Campinas). É comendador da luta pela liberdade religiosa (Assembleia legislativa do Estado de São Paulo); Membro do Fórum inter-religioso para uma cultura de paz e liberdade de crença do Estado de São Paulo e também do município de Limeira.

Pai Evandro em sua fala, abordou o aumento assombroso da violência religiosa e atitudes intolerantes, que  é um dos grandes males que assolam a nossa sociedade. Pe. Rene José, em seu momento de fala, refletiu sobre a Constituição Federal, no artigo 5º,§ VI, que afirma ser “inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma de lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.

O padre ainda afirmou que Identidades religiosas e culturais estão sendo negadas, demonizadas, violentadas, e vidas correndo o risco de serem ceifadas pelo fato da liberdade de consciência e de culto, prevista tanto pela Constituição Federal, quanto pela Declaração Universal dos direitos humanos, no artigo 18, não estarem sendo respeitadas, e reiterou que a Igreja Católica é contra toda e qualquer forma de violência, principalmente a religiosa, pois esta vai contra o mandamento do amor expresso em João 13,34, e também fere  seus princípios, principalmente o de promover e resguardar o direito da pessoa humana à liberdade religiosa. Pe. Rene José e Pai Evandro afirmaram a necessidade de falar e promover o combate à intolerância religiosa, não só por meio de projetos que podem ser engavetados, mas gestar na hodierna sociedade a consciência de que se faz necessário educar para paz, construindo-a diariamente no relacionamento com os semelhantes, em meio aos diversos ambientes que se encontram, envolvendo todos os âmbitos da sociedade.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.