Pe. Rubens jun 29, 2023

10 ANOS DE FÉ E DEVOÇÃO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO E SANTA LUZIA EM ARARAQUARA

PARÓQUIA SÃO PEDRO E SANTA LUZIA – ARARAQUARA

A Paróquia de São Pedro e Santa Luzia, criada no dia 13 de Dezembro de 2013, por Dom Paulo Sérgio Machado, bispo diocesano da época, em seu início eram duas capelas (capela de São Pedro e capela de Santa Luzia) pertencentes à Paróquia de São José. A capela de São Pedro foi construída antes dos anos 1950, com a doação do terreno feita pelo casal José Maria Quadrado e Philomena Onofre Melhado. Devido a distância geográfica, surgiu a necessidade de uma outra capela (Santa Luzia), que foi construída no terreno adquirido com a colaboração dos fiéis.

Com o passar do tempo, as duas capelas foram ficando pequenas, devido ao aumento da participação do povo, surgindo a necessidade de um espaço maior para as celebrações. Então, o Padre José Luiz Bertanha (hoje bispo emérito da Diocese de Registro) pediu a Dom Constantino (bispo diocesano da época) a permissão para colocar os dois santos como padroeiros de uma única comunidade e lhe foi concedida tal permissão.

Padre Alcedino Brígido Lemos, Verbita, primeiro pároco da Paróquia São José, adquiriu o terreno, onde hoje se encontra a igreja e o salão paroquial. Em junho de 1984, iniciou-se a construção do salão paroquial. No dia 26 de Junho de 1994, lançaram a pedra fundamental da igreja São Pedro e Santa Luzia. O processo de construção durou em torno de cinco anos.

Ainda, antes de ser paróquia, dois acontecimentos ganham destaque na história dessa comunidade: as ordenações presbiterais do Padre Cristian H. Capelatto (06/03/2009) e do Padre Renato Gonçalves (14/12/2010).

Com dois padroeiros, a Paróquia conta com dois grandes momentos de celebrações anuais, em sua caminhada: a festa de São Pedro, dia 29 de Junho; e a festa de Santa Luzia, dia 13 de Dezembro, sempre com a novena em louvor ao santo e quermesse (parte festiva para a comunidade). Além disso, esse ano, teremos um outro marco em nossa história: a Paróquia celebra, no dia 13 de Dezembro, dez anos de sua criação, fruto da caminhada e dedicação de uma comunidade.